sábado, 24 de maio de 2014

Pigmentos e sua história.

            Pigmentos naturais são utilizados desde a pré- história, ou seja, mais de 30 mil anos. Estes eram principalmente de origem inorgânica, já os materiais de origem orgânica eram denominados corantes.
            Estes não são utilizados apenas para dar coloração, mas também para dar textura e no caso das tintas ajudam em sua secagem.
            A principal propriedade do pigmento é sua cor, mas este deve também ser resistente à luz, ar e umidade, para que o trabalho perdure dos muitos anos.

            Os pigmentos considerados mais importantes na história da pintura são azul ultramarino, o cinábrio, a azurita e a malaquita, a terra verde e os ocres.  

Azul ultramarino:
 Pedra Lápis-Lazúli e seu pigmento azul ultramar. Fonte: Moda, moda, moda e Tríplice cor.


            Um dos mais importantes pigmentos, sendo este, originado de uma pedra semipreciosa o lápis-lazúli. Seu nome ultramarino, indica que vinha do outro lado do mar, pois durante muitos séculos era trazido exclusivamente do Afeganistão.
            É uma rocha constituída de vários minerais e sua coloração azul é resultado da presença de lazurita, com a seguinte fórmula química (Na,Ca)8[(SO4, S,Cl)2|(AlSiO4)6].
   Caso não seja separado dos minerais calcita (CaCO3, que possui coloração branca) e pirita (FeS2, com coloração amarela), seu pigmento será azul acinzentado e não seu azul vivo tão apreciado.

Azul ultramar acinzentado. Fonte: Tríplice cor.
            Seu elevado valor fez com que se tornasse um pigmento especialmente utilizado nos motivos mais importantes das pinturas, precisamente porque essa era a cor do pigmento mais precioso. Nos séculos XIV a XVII correspondem ao período em que teve maior importância. Com o surgimento de outros pigmentos azuis, sintéticos, muito mais econômicos, especialmente o azul da Prússia (sintetizado pela 1.ª vez entre 1704 e 1707), o azul de cobalto (1802) e, finalmente, o azul ultramarino sintético (1828).
A criação de sua coloração sintética foi resultado de um concurso realizado na França. O desaparecimento da paleta dos pintores ocorreu gradualmente com o surgimento da pintura a óleo.

Cinábrio:
Rocha de Cinábrio e seu pigmento vermelhão. Fontes :ULBRA  e Pictorpedia.

            Sua história é semelhante a do azul ultramarino, sendo que foi um pigmento de luxo e atualmente sua variedade sintética, conhecida como vermelhão, é mais utilizada.
Composto muito utilizado nas pinturas rupestres. Na Idade Média, usado para iluminar manuscritos e como corante de vedação para documentos ( mistura com cera de abelha).
 Apresenta a fórmula química HgS ( sulfeto de mercúrio), tendo 85% de mercúrio e 15% de enxofre.
            Sua preparação artificial era conhecida desde o século VIII e com a mistura de mercúrio e enxofre, rapidamente foi substituído pela natural.

Azurita e Malaquita:
Rocha de azurita e malaquita e seus pigmentos azul e verde. Fonte: Mundo dos cristais e Kremer pigmentos.

                As rochas azurita com coloração azul e a malaquita de cor verde são utilizados como pigmentos. Apresentam semelhanças em suas propriedades e utilização, pois tem a mesma composição química, são carbonatos básicos de cobre.
A azurita apresenta a fórmula 2CuCO3·Cu(OH)2 e a malaquita CuCO3·Cu(OH)2.
                A malaquita foi pouco utilizada no Ocidente, já a azurita foi um dos principais pigmentos azuis medievais e para obter coloração verde, este era misturado a corantes amarelos.
 Até o final do século XVII, já haviam sido substituídos por novos pigmentos, como o azul da Prússia. Outro fato interessante é que apresentam coloração pouco intensa e a medida que são triturados, ficam mais claros. Por este motivo, deveriam ser utilizados com granulometrias maiores, o que deixavam as tintas com texturas grosseiras e cores acinzentadas, não agradando os pintores.

Ocres e Terras:
Minerais Goetita e Hematita e seus respectivos pigmentos. Fontes: Gemme e Cristalli, Swewe, Natural pigments e Tríplice cor.
            
            A grande maioria das terras tem cores que vão do amarelo ao vermelho, passando assim, pelo castanho.Seus pigmentos correspondem a materiais de natureza argilosa e sua cor ocasionada por minerais de ferro, sendo estes a goetita ((α-FeO(OH), constitui a coloração do ocre amarelo),  hematita (Fe2O3, o responsável pela cor do ocre vermelho). A coloração ocre castanho é uma mistura de goetita e hematita.
            Estes pigmentos são muito estáveis e podem ser utilizados em qualquer técnica de pintura, sendo empregados em todas as épocas. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, eram predominantes as colorações ocres, castanhos. 


Referências:
CRUZ, António João. Os pigmentos naturais utilizados em pintura. Disponível em:<http://ciarte.no.sapo.pt/textos/fichas/200701.html> Acessado em: 19/05/2014.
BRANCO, Pércio de Moraes.  Os Pigmentos Minerais. Disponível em:<
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1263&sid=129> Acessado em: 19/05/2014.

Imagens:

Lápis Lazuli:
SALGUEIRO, Juliana. Roxo é cor de rico e azul é cor de pobre. Disponível em:<  
 http://modamodamoda.com.br/roxo-e-cor-de-rico-e-azul-e-cor-de-pobre/> Acessado em: 23/05/2014.
MENDES, Yara. Conheça a história do azul ultramarino. Disponível em:<
http://www.triplicecor.com.br/corantes/pigmentos/conheca-a-historia-do-azul-ultramarino/> Acessado em: 23/05/2014.

Cinábrio:
VIRGINIS, Lucius Pictor. Canabrio. Disponível em:
< http://www.pictorpedia.com/cinabrio-3/> Acessado em: 23/05/2014.
Laboratório de Geologia e Mineralogia. Disponível em:< http://www.ulbra.br/mineralogia/colecao/cinabrio.htm> Acessado em: 23/05/2014.

Malaquita e Azurita:
Kasparov, Daniela. Mundo dos cristais. Disponível em:<
 http://mundodoscristais.com/tag/malaquita/> Acessado em: 23/05/2014.
Kremer Pigmente. Azurita Gunjyou número 12. Disponível em: Acessado em: 23/05/2014.
Kremer Pigmente. Malaquita Matsuba Rokusyou número 12. Disponível em: Acessado em: 23/05/2014.

Ocre e Terra:
Gemme e Cristalli. Goetite. Disponível em:< http://www.gemmeecristalli.com/prodotto-142965/GOETITE.aspx> Acessado em: 24/05/2014.
Natural e Pigments. Brown Ochre Goethite. Disponível em:< http://www.naturalpigments.com/brown-ochre-goethite.html> Acessado em: 24/05/2014.
MENDES, Yara. Pigmentos Óxidos de Ferro. Disponível em:<
http://www.triplicecor.com.br/corantes/tag/corante-ocre/> Acessado em: 24/05/2014.
Hematita. Disponível em:http://pt.swewe.com/word_show.htm/?82505_1&Hematita Acessado em: 24/05/2014.

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